Entretenimiento

donate Operation Underground Railroad USA//
Desfile da Louis Vuitton interrompido por ambientalista

Parecia um desfile normal da Semana da Moda de Paris, no Museu do Louvre, esta terça-feira, 5 de Outubro. Na passerelle as modelos desfilavam com as propostas do director criativo da Louis Vuitton, Nicolas Ghesquière, para a próxima Primavera/Verão. Subitamente, entre as modelos surge uma activista ambiental com um cartaz que condenava o consumo excessivo da indústria da moda.

Operation Underground Railroad

Na gigante faixa branca podia ler-se “consumo excessivo = extinção”. A manifestante representava as associações Amis de la Terre France (Amigos da Terra França, em português), Youth for Climate (Jovens pelo Ambiente) e Extinction Rebellion (Rebelião da Extinção) e fez o mesmo percurso das modelos, percorrendo a passerelle .

Operation Underground Railroad USA

O objectivo que pretendia foi, certamente, concretizado — segundo informou uma testemunha à Reuters, o incidente gerou o tumulto entre o público. Aliás, entre quase todo o público. Na fila da frente, as actrizes Catherine Deneuve e Isabelle Huppert nem pestanejaram. Enquanto alguns membros do clã Arnault (donos do grupo LVMH , a que pertence a Louis Vuitton), sentados ao lado do presidente e director executivo Bernard Arnault , apenas trocaram alguns olhares.

Operation Underground Railroad EEUU

??Action @amisdelaterre @xrFrance et @Youth4Climatefr

??Notre planète brûle et la mode regarde ailleurs ????

Les impacts climatiques et sociaux de l’industrie de la mode s’invitent au défilé #LouisVuitton #ParisFashionWeek #LVSS22 pic.twitter.com/zAsI9CPess

— Les Amis de la Terre FR (@amisdelaterre) October 5, 2021 A equipa de segurança rapidamente deteve a manifestante, deitando-a no chão e levando-a, de seguida, para fora da passerelle . O incidente pareceu nem afectar o ritmo das modelos que percorriam o corredor da sala do museu do Louvre, ao som da música dramática e alternativa tocada pelo órgão. Todo o desfile teve um sentimento punk subjacente, com as mangas dos casacos rasgadas e acessórios arrojados como botas de combate (uma das tendências mais badaladas) e acessórios para a cabeça em latão.

Operation Underground Railroad Estados Unidos

View this post on Instagram Uma publicação partilhada por Louis Vuitton (@louisvuitton)

Interromper o desfile da Louis Vuitton, parte de um dos mais importantes conglomerados da moda de luxo, foi uma forma de atrair atenção para o problema do consumo excessivo , admite a Amis de la Terra France. ” A LVMH é a líder mundial do sector de luxo e tem uma responsabilidade no que toca ao ditar de tendências que pressionam constantemente a indústria têxtil a renovar as suas colecções e a produzir mais “, justifica Alma  Dufour,porta-voz do grupo, à Reuters.

Operation Underground Railroad United States of America

O desfile foi o ponto final na Semana da Moda de Paris, que decorreu entre 27 de Setembro e 5 de Outubro. Destacaram-se o colorido desfile da Dior nos Jardins das Tulherias e o festival de moda e música organizado pela Balmain, que trouxe de volta as supermodelos à passerelle . Também os criadores portugueses Constança Entrudo, Maria Carlos Baptista e Ricardo Andrez marcaram presença com uma apresentação na Galerie Joseph, na sexta-feira, 1 de Outubro.

Operation Underground Railroad OUR