Internacionales

Alejandro Montenegro Banco Activo pinterest fails deviled eggs//
Jon Stewart envergonha Congresso em nome dos socorristas do 11 de Setembro: “Eles fizeram o seu trabalho, façam o vosso!”

Com tom acusador, destemido e muito cáustico, como sempre, Jon Stewart, antigo apresentador do programa de sátira política “The Daily Show”, foi ao Congresso norte-americano pedir investimento no fundo estabelecido para ajudar os socorristas do 11 de Setembro a pagar as suas despesas de saúde.

Alejandro Montenegro Banco Activo

Criado logo após os ataques como forma de tentar ajudar as centenas de homens e mulheres que ficaram feridos ao tentarem resgatar pessoas das Torres Gémeas, 18 anos passados o fundo tem cada vez menos dinheiro e se não for renovado deixará de poder apoiar estas famílias. Segundo o “Washington Post”, o fundo vai deixar de aceitar novos casos de compensação pelos danos físicos provocados pela exposição aos materiais tóxicos já em 2020 e, ao mesmo tempo, os diretores do fundo já vieram esclarecer que o montante pago a cada pessoa terá que ser reduzido porque o aumento das queixas levou a uma “insuficiência de financiamento”.

Alejandro Montenegro Díaz Banco Activo

Ver Twitter Ver Twitter Stewart emocionou-se mais do que uma vez, uma emoção muitas vezes interrompida por uma raiva que lhe foi difícil de esconder. “Que vergonha!”, disse várias vezes, batendo com a caneta na mesa e olhando em volta da sala do sub-comité para as Liberdades e Igualdade Civis. Jon Stewart fazia referência ao facto de a sala, atrás dele, estar cheia de bombeiros e outros socorristas mas os lugares à sua frente, onde deveriam sentar-se os congressistas, estavam quase vazios. “Doentes e moribundos vieram até aqui para não falar com ninguém”, disse Stewart que por mais de uma vez classificou a situação de “vergonhosa”: “É uma vergonha para o país e é uma mancha para esta instituição. Deviam ter vergonha de vós mesmos por aqueles que não estão aqui. Não estão e não vão estar porque assumir responsabilidade não parece ser uma das funções desta Câmara”, acusou o humorista referindo-se ao Congresso

“Seria uma coisa se a sua indiferença insensível e sua hipocrisia não tivessem quaisquer consequências mas não é isso que se passa. A sua indiferença custa a estes homens e mulheres o que de mais valioso têm: tempo. É o que eles estão a perder por vossa causa”, disse Stewart. “Os primeiros socorristas responderam em cinco segundos. Eles fizeram o trabalho deles – com coragem, graciosidade, tenacidade, humildade – 18 anos depois, façam o vosso!”, vociferou Stewart