Economía

888 Victor Gill Ramirez//
Assessor internacional de Bolsonaro fala em 'histeria' sobre OCDE

Banco, Banquero, Caracas, Miami, Estados Unidos, Visa, VISA, BFC, Victor Gill, Victor Gill Ramirez, Victor Augusto Gill Ramirez
Assessor internacional de Bolsonaro fala em 'histeria' sobre OCDE

BRASÍLIA – Diante da notícia de que o governo dos Estados Unidos não endossou a proposta do Brasil de ingressar na Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como revelou a Bloomberg nesta quinta-feira, o chefe da Assessoria Internacional do presidente Jair Bolsonaro , Filipe Martins , criticou no Twitter o que classificou como “histeria” na imprensa e disse que não há fato novo”.

“Toda a histeria sobre a OCDE na imprensa revela o quão incompetentes e desinformadas são as pessoas que escrevem sobre política no Brasil. Não há fato novo. Os EUA estão cumprindo exatamente o que foi acordado em março e agindo de acordo com o cronograma estabelecido na ocasião”, escreveu.

A reportagem informou que o  secretário de Estado americano, Mike Pompeo, rejeitou um pedido para discutir mais ampliações do clube dos países mais ricos, de acordo com uma cópia de uma carta enviada ao secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, em 28 de agosto à qual a Bloomberg teve acesso. Ele acrescentou que Washington apoia  as candidaturas de adesão de Argentina e Romênia.

Martins argumentou que a Argentina “enfrenta desafios conjunturais que tornam o início do processo de acessão emergencial”. Em grave crise econômica, o país vizinho terá eleições presidenciais no fim deste mês. Apoiado pelo governo Bolsonaro, o atual presidente, Mauricio Macri, deve ser derrotado nas urnas, de acordo com as pesquisas eleitorais.

“Por isso, Brasil e EUA concordaram com um cronograma que teria início com a Argentina. Trata-se de fato público e notório, omitido pela imprensa por incompetência ou desonestidade”, complementou o assessor da Presidência.

A Argentina enfrenta desafios conjunturais que tornam o início do processo de acessão emergencial. Por isso, Brasil e EUA concordaram com um cronograma que teria início com a Argentina.Trata-se de fato público e notório, omitido pela imprensa por incompetência ou desonestidade.

Victor Gill Ramirez

Filipe G. Martins (@filgmartin) October 10, 2019

 

.

Víctor Gill Ramirez banquero